segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Edital ELETROBRÁS para Projetos Culturais

Programa Eletrobrás de Cultura


O programa, criado com a finalidade de ampliar a democratização do acesso aos recursos destinados anualmente ao patrocínio de projetos culturais, chega à sua segunda edição em 2010 e lança, pela primeira vez, um edital integrado, envolvendo as empresas do Sistema Eletrobrás.

Programa Sistema Eletrobrás de Cultura 2010
Podem participar do Programa Sistema Eletrobrás de Cultura 2010 projetos de todo o país, nas seguintes modalidades: espetáculos teatrais adultos, audiovisual (longa-metragem), festivais de cinema e teatro e patrimônio imaterial (manifestações culturais folclóricas). A seleção das produções patrocinadas será realizada por uma comissão mista, composta por profissionais renomados ligados a cada área contemplada no programa.

As inscrições vão de 25 de janeiro a 15 de março e serão feitas apenas pela internet, pelo link abaixo (“Inscreva-se aqui”). Antes de inscrever o seu projeto, leia o edital e o Manual do Proponente. Suas dúvidas, elogios ou críticas podem ser enviados para programacultural@eletrobras.com.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fundação Luterana de Diaconia está recebendo Projetos Sociais

A FLD já está recebendo projetos, que serão analisados na primeira reunião de 2010. A data de recebimento é do dia 4 de janeiro a 31 de março.

Os projetos devem ser encaminhados pelo formulário disponível no site da FLD, em Projetos/Fundo de Projetos/Encaminhar projetos www.fld.com.br/encaminhar_projetos

O site também disponibiliza uma sugestão de roteiro para a elaboração de projetos, em Projetos/Fundo de Projetos/Roteiro para projetos www.fld.com.br/roteiro_projeto

Os projetos encaminhados devem atender as quatro áreas de apoio da FLD:
1. Educação Popular, com ênfase em Juventude;
2. Geração de Trabalho e Renda;
3. Agricultura Familiar e Ecologia
4. Saúde Comunitária, com especial foco na sensibilização e prevenção das DSTs e HIV/Aids

Leia a seguir o detalhamento das quatro áreas, seus objetivos e prioridades de apoio:.

Educação Popular
Objetivo geral:
Apoiar e acompanhar projetos que tematizem questões relacionadas à juventude e a superação da violência, incentivando experiências de trabalho “com” e “de” jovens e a formação de redes juvenis que atuem tanto na formulação como nos modos de operacionalizar políticas públicas.O apoio atende prioritariamente:
• Formação e Capacitação: formação para o fortalecimento do protagonismo juvenil visando o enfrentamento das múltiplas dimensões da violência e a dinâmica criminal;
• Apoio à criação e o desenvolvimento de metodologias transdiciplinares: apoiar as iniciativas de grupos de jovens e redes sociais no desenvolvimento de linguagens, métodos e tecnologias de intervenção em contextos periféricos (que potencializem conexões entre diferentes áreas do conhecimento, em especial, educação, comunicação, cultura popular e múltiplas dimensões da violência);
• Redes juvenis e troca de experiências: apoio a grupos juvenis e organizações que atuam com jovens que desenvolvam processos sócio-educativos, comunicacionais e produções culturais;
• Incidência em Políticas Públicas e Mobilização: apoio para mobilizações e encontros de jovens, grupos e redes que atuam com esses atores sociais na perspectiva do protagonismo a partir da reflexão e elaboração de políticas públicas.

Na análise e avaliação dos processos de construção de conhecimento, a FLD dará prioridade a projetos que apresentem metodologias, tecnologias e linguagens inovadoras para o trabalho “com” e “de” jovens, estimulando o fortalecimento dos movimentos, redes e grupos juvenis da sociedade civil.

Geração de Trabalho e Renda
Objetivo geral:
Contribuir para a garantia do direito a trabalho e renda através de apoio e acompanhamento a iniciativas comunitárias e de projetos de desenvolvimento sustentável, visando à inclusão social, a incidência em políticas públicas e a redução de desigualdades sociais. O apoio é prioritariamente para:
• Formação e Capacitação: formação para o fortalecimento das iniciativas comunitárias de geração de trabalho e renda em áreas como gestão democrática e capacitação profissional;
• Apoio à produção e comercialização e a Redes: apoio a iniciativas comunitárias de geração de trabalho e renda voltados à produção e comercialização, principalmente a redes que compartilham processos de produção e/ou de comercialização;
• Articulação, Mobilização e Incidência em Políticas Públicas: apoio para mobilizações e encontros de empreendimentos econômicos solidários e atividades de reflexão e elaboração de políticas públicas.
O público prioritário de projetos de geração de trabalho e renda inclui mulheres, jovens e catadores de materiais recicláveis.

Agricultura Familiar e Ecologia
Objetivo geral:
Apoiar programas e projetos na área de agricultura familiar e meio ambiente visando o desenvolvimento rural integral e sustentável, apoiando o protagonismo dos agricultores, nos princípios da agroecologia, do etnodesenvolvimento e cooperação que propicie vida saudável e realização social e econômica.

A questão da terra deve ser compreendida a partir do tripé “questão agrária”, “questão ambiental” e “questões étnicas”, ajudando a romper propostas que historicamente apagaram as diferenças étnicas e a diversidade cultural, absorvendo-as em classificações genéricas. As prioridades no apoio a projetos de Agricultura Familiar e Ecologia são:
• Apoio a projetos e iniciativas que contemplam as várias dimensões que viabilizam a permanência na área rural, tais como educação, saúde, crédito, práticas agrícolas sustentáveis.
• Apoiar ações que contemplam o uso integrado e sustentável dos recursos hídricos e florestais, bem como as lutas pela sua preservação.
• Fortalecer a capacidade reivindicatória das organizações dos produtores e produtoras rurais na luta por políticas agrícolas, incorporando os princípios da agroecologia.
• Identificar e apoiar as experiências de agricultura sustentável em áreas de uso comum como nos casos das comunidades quilombolas, reservas extrativistas e terras indígenas.
• Fortalecer redes que promovam a agroecologia como proposta política e que favoreçam a ampliação do debate sobre comercialização, mercado.

Saúde Comunitária
Objetivo geral:
Apoiar projetos na área de saúde, que promovam sensibilização, educação e prevenção com relação a DSTs e HIV/AIDS e que promovam experiências com plantas medicinais e farmácias comunitárias.
Para o período de 2008 a 2010, o apoio a projetos deverá ter seu foco principalmente no enfrentamento da HIV/AIDS, como uma temática transversal nos projetos encaminhados por vários grupos apoiados, como grupos de mulheres, jovens, profissionais do sexo, transgêneros.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fundo Brasil de Direitos Humanos recebe projetos na área.

O Fundo Brasil de Direitos Humanos disponibiliza recursos para projetos de organizações da sociedade civil e de indivíduos em todo o país, buscando acolher a diversidade regional e beneficiar preferencialmente aqueles com menor acesso às fontes tradicionais de financiamento.

A escolha dos projetos obedece a processo de seleção anual, que se inicia com a divulgação de edital contendo os critérios específicos e os prazos para envio de projetos.

O edital 2010 privilegia iniciativas na área do combate à discriminação e à violência institucional, esta última entendida como "qualquer forma de violação a direitos humanos promovida por instituições oficiais, suas delegações ou empresas."

Informações no site abaixo:
http://www.fundodireitoshumanos.org.br/edi.jsp

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ELETROSUL abre Edital para Patrocinios de Projetos Sociais e Institucionais para 2010

Estão abertas as inscrições para Seleção de Projetos Institucionais e Sociais, através do Edital de Chamada Pública, para patrocínio com recursos próprios no período de 1º de dezembro de 2009 a 15 de janeiro de 2010, exclusivamente pela internet, conforme links abaixo:

http://www.eletrosul.gov.br/home/conteudo.php?cd=216;

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Fundação ABRINQ abre Edital de Seleção de Projetos

O Programa Nossas Crianças da Fundação Abrinq (PNC), seleciona projetos de organizações sociais para receber financiamento firmado na forma de convênio, até o dia 30 de novembro (segunda-feira).
Este processo seletivo amplia a área de atuação geográfica do Programa Nossas Crianças para municípios localizados nos seguintes Estados: Amazonas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí e Tocantins.
Podem participar da seleção, as organizações da sociedade civil que cumprirem os critérios de participação do Programa Nossas Crianças e os projetos apresentados devem ter foco nas seguintes áreas: educação; saúde; proteção especial e atendimento especialmente voltado à educação infantil, prevenção e/ou erradicação do trabalho infantil*.
Os inscritos deverão cumprir os critérios de participação de projetos.

O processo seletivo acontece em cinco etapas:

* Análise e triagem dos projetos recebidos.
* Recebimento e análise de documentação
* Visita técnica da equipe do Programa Nossas Crianças
* Análise dos pareceres dos projetos finalistas e definição das organizações contempladas.
* Assinatura de convênio

A organização social concorrente só poderá apresentar um projeto que esteja de acordo com o roteiro de apresentação de projetos.
O Projeto deve ser encaminhado para o email pnc@fundabrinq.org.br ou pelo correio para:

Fundação Abrinq - Programa Nossas Crianças
Referência: Seleção Projetos
Avenida Santo Amaro, 1386 - 2º andar - Vila Nova Conceição
CEP: 04506-001 - São Paulo/Capital

As organizações com projetos concorrentes, após solicitação do programa, deverão enviar, cópias simples dos seguintes documentos:
* Estatuto Social
* Ata de Eleição da última diretoria
* Ata de Constituição do núcleo onde será desenvolvido o projeto
Registro no CMDCA
* Cartão do CNPJ
* Certidão Negativa de Débito fornecida pelo INSS.

Para organizações aprovadas no processo seletivo, será solicitado comprovante de conta corrente do Banco Bradesco. Aquela organização que não possuir conta neste banco, precisará realizar a abertura até jan/10.

* Outros tipos de atendimento terão projetos considerados se os indicadores locais forem significativos e se houver disponibilidade de recursos para apoio.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Instituto C&A recebe projetos para o Pólo de Leitura até 11 de Dezembro de 2009.

O Instituto C&A publicou hoje seu edital para apoio à constituição de “polos de leitura” no âmbito do programa Prazer em Ler. Os polos de leitura devem ser formados por no mínimo quatro organizações sociais que se articulem para a formulação de um projeto coletivo de promoção de leitura e de formação voltado para crianças e adolescentes. A composição dos pólos prevê também a existência de uma organização proponente, que ficará responsável pela gestão do projeto. Além disso, as organizações que compõem o polo de leitura devem fazer parte da mesma área geográfica – bairro, cidade e região politicoadministrativa. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de dezembro. O edital pode ser acessado no link http://www.institutocea.org.br/instituto/site/content/acoes/doc/10-07-56_Edital_polos.pdf

Para participar do processo de seleção, as organizações proponentes dos polos de leitura devem preencher o formulário disponível no link http://www.institutocea.org.br/instituto/site/content/acoes/edital_selecao_projetos.aspx e enviá-lo pelo correio para Instituto C&A. Av. Pastor Luther King Junior, 126. Shopping Nova América – Espaço C&A – Del Castilho. CEP 20765-000. Rio de Janeiro (RJ).
Junto com o formulário, também devem ser enviados os planos de ação de cada uma das organizações que integram o projeto do polo de leitura, além dos seguintes documentos: cartão do CNPJ, inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ata de fundação, certidões negativas INSS e FGTS e balanço contábil e financeiro do último ano.

O processo seletivo será composto por três etapas: atendimento dos requisitos (14 a 18 de dezembro), análise do mérito (21 a 31 de dezembro) e visita técnica (11 a 26 de janeiro de 2010). O resultado da seleção será divulgado no dia 1º de fevereiro de 2010 neste site.

O processo seletivo está aberto a organizações localizadas nas regiões metropolitanas ou cidades nas quais a C&A opera comercialmente, exceto São Luís (MA), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Paraty (RJ), São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Nestas cidades, o programa Prazer em Ler já apoia organizações sociais que apresentarão projetos de continuidade.

O programa Prazer em Ler foi criado em 2006 com o objetivo de promover a formação de leitores e desenvolver o gosto pela leitura, por meio de ações continuadas e sustentáveis e de articulações com distintos agentes envolvidos com a leitura no Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail instituto.rio@cea.com.br

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Um dos maiores Programas de Patrocínios Culturais do País está com inscrições abertas - OI Futuro

Em 2010, o Programa Oi de Patrocínios culturais incentivados estará presente em todo o país e tem como objetivo estimular o intercâmbio de experiências e manifestações entre as regiões, valorizando a diversidade como elemento fundamental de nossa identidade. Nosso desejo é estabelecer uma ligação direta com quem faz e vive cultura em nosso país. A missão do Oi Futuro é dar a sua contribuição para o desenvolvimento humano, através da democratização do acesso ao conhecimento, do incentivo à criação artística e da valorização da diversidade cultural.
PROGRAMA
O Programa é aberto a pessoas físicas e jurídicas com projetos inscritos nas Leis de Incentivo à Cultura.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Capacidade técnica do proponente e da equipe;
Objetivos, os resultados esperados e a sua real viabilização;
Desdobramentos sociais para a região onde está inserido;
Parcerias existentes, capacidade de mobilização de sua área cultural;
Público beneficiado.
As avaliações serão baseadas nos dados e informações apresentados na ficha de inscrição e nos anexos ao projeto. Serão consideradas as especificidades da área cultural selecionada e da região onde o projeto será realizado.
Prazo máximo de postagem: dia 16 de novembro de 2009.
CATEGORIAS CULTURAIS
 Artes Visuais
 Cinema
 Cultura Popular
 Dança
 Espaços Culturais
 Mostras e Festivais
 Música
 Patrimônio Cultural
 Publicação e Documentação
 Teatro
 Tecnologia e Novas Mídias
DATA DE INSCRIÇÃO
De 15 de outubro a 15 de novembro de 2009.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Os projetos deverão ser realizados, preferencialmente, entre janeiro e dezembro de 2010.
DIVULGAÇÃO DE RESULTADO
O resultado da seleção do programa 2010 será divulgado neste site em data a ser definida pelo Oi Futuro.